A cantora Beyoncé responderia à pergunta feita no título deste informativo dizendo que são as mulheres que comandam o mundo. E ela o faz por uma razão: objetiva contrapor um pensamento retrógrado que considera subsidiária a figura feminina, quando contraposta à masculina, tida como protagonista. O machismo, porém, está de longe de fazer parte apenas do passado. A luta das mulheres para conquistarem seu espaço na sociedade é cotidiana.
Existem muitas práticas, perpetuadas até hoje, extremamente machistas. Algumas delas, atualmente, foram propriamente nomeadas. Consistem no manterrupting, no mansplaining, no bropriating, no gaslighting, no slutshaming e no manspreading. Vamos entender melhor o que significa cada uma dessas práticas?
O manterrupiting ocorre quando um homem interrompe a fala de uma mulher por acreditar que sua opinião é mais valiosa do que a dela, apenas pelo fato de ser homem. Uma pesquisa realizada pelo jornal americano New York Times, apontou que as mulheres representam apenas um terço do tempo de debates em reuniões, discussões, decisões e palestras. A prática é tão comum que a agência de publicidade BETC, de São Paulo, desenvolveu, como parte das ações da empresa em prol do Dia Internacional da Mulher, um aplicativo que identifica quantas vezes uma mulher é interrompida durante uma conversa.
O ato de interromper uma mulher pelo simples fato de ela ser uma mulher, além de reforçar a considerada diferença entre homens e mulheres, é uma forma clara de cercear a liberdade de expressão delas.
O mansplaning ocorre quando um homem explica algo que pode ser óbvio para uma mulher, pois ela claramente já sabe e demonstra saber, porque acredita que sua capacidade intelectual é superior à dela. Ocorre até mesmo quando ela é notadamente especializada no assunto discutido, e ele possui apenas uma opinião sobre o tema, sem qualquer embasamento, como ela tem.
O broprianting é apropriação de ideias e ou de ações de uma mulher por um homem no ambiente de trabalho.
O gaslighting consiste na tentativa do homem de desacreditar e desqualificar a mulher, suas ideias e seus sentimentos, através de intimidação emocional. Trata-se do famoso “você está louca!”.
O slutshaming caracteriza-se quando um homem menospreza e xinga uma mulher, chamando-a por adjetivos ofensivos, como vadia, por exemplo, apenas por ela ter tido comportamentos que homens consideram inadequados para mulheres, mas que frequentemente têm e consideram normais. Um exemplo típico consiste no fato de que, se um homem se relacionar com várias mulheres em uma mesma noite, ele é até exaltado por isso, e se o mesmo comportamento for adotado por uma mulher, ela é negativamente julgada.
O manspreading é a prática de homens sentarem-se em veículos de transporte público com as pernas abertas ocupando mais de um assento. Trata-se uma forma de mostrar poder simbolicamente.
Meninos, nenhum desses comportamentos é aceitável, mesmo que feitos de maneira inconsciente. Ainda que vocês não tenham propositalmente a intenção de serem machistas, infelizmente, muitas vezes são. E caso queiram evitar isso, é preciso que vocês repensem suas atitudes e sejam mais conscientes dos danos do machismo às mulheres.
Não interrompam mulheres. Não as tratem como se elas fossem intelectualmente inferiores. Não levem crédito por ideias que não são suas. Não desqualifiquem emocionalmente uma mulher apenas para ganharem uma discussão. Não as julguem moralmente por seus comportamentos: o corpo das mulheres pertence a elas, e elas podem, tanto quanto vocês, fazer com eles o que quiserem, e isso não as tornam vadias. Ocupem apenas o assento destinado a vocês nos veículos de transportes públicos. Esses comportamentos têm que acabar para que se promova efetivamente a igualdade de gênero e se garanta a liberdade de expressão a todos, indistintamente.
FONTES:
DO MANTERRUPTING AO MANDUMBING; Disponível em: http://www.chuvaacida.info/2018/06/do-manterrupting-ao-mandumbing.html; Acesso em 22/06/2018;
VOCÊ SABE O QUE MANSPLAINING? ESTA ESTATUA PODE SER A EXPLICAÇÃO PERFEITA; Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2015/05/29/voce-sabe-o-que-e-mansplaining-esta-estatua-pode-ser-a-explicac_a_21681631/; Acesso em 22/06/2018;
WOMAN INTERRUPTED APP UM APP PARA AJUDAR MULHERES A NÃO SEREM INTERROMPIDAS; Disponível em: https://www.updateordie.com/2017/03/09/woman-interrupted-app-um-app-para-ajudar-mulheres-a-nao-serem-interrompidas/; Acesso em 22/06/2018;
VAMOS FALAR SOBRE MANTERRUPTING; Disponível em: http://www.justicadesaia.com.br/vamos-falar-sobre-manterrupting/; Acesso em 22/06/2018;