Redes sociais: Entre o espaço público e privado

28 out Redes sociais: Entre o espaço público e privado

As redes sociais têm se tornado a nova arena de comunicação pública, espaço que já foi reservado aos jornais, ganhando as rádios e a televisão posteriormente. Embora sejam plataformas gerenciadas por agentes econômicos privados, certamente estão engajadas em um contexto de publicização, já que constituem os principais mecanismos de comunicação de massa da atualidade.

O choque ocorre, portanto, quando a política da empresa, os famigerados “Temos de Uso” (aqueles que quase ninguém lê, dada a quantidade de informações e a dinamicidade da vida moderna) se contrapõe a determinados anseios por expressão.

É o caso, por exemplo, de grupos que acusam o Instagram e o Facebook de censura e sexismo, ao não permitir a veiculação de imagens que mostrem mamilos femininos. O perfil @genderless_nipples (mamilos sem gênero) tem postado fotos de diversos mamilos, femininos e masculinos, para comprovar que o Instagram bloqueia somente os primeiros. Outra campanha muito difundida entre os internautas foi o #freethenipple (liberte o mamilo), cujas pautas também incluíam a liberação para postagem de fotos de mulheres amamentando, reivindicação na qual obtiveram êxito.

A rede social se defende argumentando que o “a restrição ocorre por causa da política da Apple para os aplicativos que estão na App Store”. Como o Instagram é classificado como próprio somente para maiores de 12 anos, a ferramenta visa reduzir a exposição das crianças à nudez.

Se os mamilos femininos constituem ou não nudez, é um debate para outra ocasião. A reflexão que se faz aqui é acerca dos limites que as redes sociais, enquanto pessoas jurídicas de direito privado, podem impor aos seus usuários, principalmente quando referidas redes constituem o principal veículo de comunicação, e, por vezes, o próprio instrumento de trabalho, travestindo as plataformas de espaço público.

 

REFERÊNCIAS

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2016/12/06/perfis-de-mamilos-em-close-reacendem-polemica-de-nudez-no-instagram.htm – acesso em 07/10/2019

https://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2015/10/instagram-explica-razao-para-banir-fotos-de-mamilos-femininos-apple.html – acesso em 07/10/2019

https://www.tecmundo.com.br/instagram/87444-instagram-diz-nao-permite-fotos-mamilos-femininos-causa-apple.htm – acesso em 07/10/2019