OS BLOGUEIROS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

28 abr OS BLOGUEIROS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Quando os blogs surgiram, eles funcionavam como uma espécie de diário online. Quem escrevia em blogs compartilhava suas ideias, seus pensamentos, e até mesmo seu cotidiano com os amigos e familiares que os acompanhavam. O “boom” da internet deu novo significado aos espaços digitais, e hoje em dia ser blogueiro ou influenciador digital tornou-se uma profissão.

Se você pesquisar o conceito de “blogueiro”, vai se deparar com: “termo brasileiro para pessoas que publicam em blogs”. Mas, atualmente, quem tem um canal no Youtube ou uma conta no Instagram, no Facebook, no Twitter ou no Snapchat, utiliza essas plataformas como se fossem blogs: contam sobre sua vida, mostram a rotina, expressam opiniões e se comunicam com o público. Os blogueiros de hoje em dia ultrapassaram os blogs na forma com que foram criados.

Existem redes sociais utilizadas como blogs com diversas finalidades, para falar sobre moda, maquiagem, vida fitness, humor, alimentação, viagens, política, economia, a visão pessoal do blogueiro em relação ao que está acontecendo no país e no mundo, e por ai vai. Nesse sentido, as polêmicas envolvendo essas figuras públicas têm se tornado cada vez mais frequentes.

Pesquisas apontam que o número de processos contra blogueiros por publicações feitas, seja no blog propriamente dito, seja nas redes sociais, cresceram exponencialmente. Muitos são os casos: uma blogueira, por exemplo, foi processada por uma crítica feita a um médico, outro foi processado por criticar políticos e membros do judiciário.

As próprias plataformas têm tomado providências para evitar que conteúdos ofensivos sejam divulgados (Leia mais sobre o assunto no informativo: EMPRESAS NO COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO). No entanto, volta-se à discussão sobre os limites da liberdade de expressão.

Você saberia responder a essa complexa pergunta? Como abordado no informativo OS CRIMES CONTRA A HONRA X LIBERDADE DE EXPRESSÃO, a linha entre o que é permitido e que o extrapola o direito à liberdade de expressão é muito tênue.

É importante frisar, no entanto, que nem toda crítica publicada em blogs extrapola esse limite, ao contrário. Diante da instabilidade política, jurídica e legislativa do Brasil, não há nada mais justo que as pessoas façam críticas aos seus representantes. Contudo, é preciso cautela para saber diferenciar uma crítica de uma ofensa.

FONTES

EM ENCONTRO EM SÃO PAULO, BLOGUEIROS DEFENDEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO; Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/em-encontro-em-sao-paulo-blogueiros-defendem-liberdade-de-expressao-a207; Acesso em: 03/06/2018.

YOUTUBERS DIANTE DA CAMINHADA UMA REVOLUÇÃO CULTURAL; Disponível em: https://br.blastingnews.com/cultura/2016/03/youtubers-diante-de-nos-caminha-uma-revolucao-cultural-00835895.html; Acesso em: 03/06/2018.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA ERA DOS BLOG; Disponível em: https://istoe.com.br/35527_A+LIBERDADE+DE+EXPRESSAO+NA+ERA+DOS+BLOGS/; Acesso em: 03/06/2018.