A música é um dos maiores veículos de liberdade de expressão em toda a história. Tem sido utilizada, ao longo dos séculos, como instrumento de denúncia, de posicionamento político e de autoafirmação identitária. Nesse último aspecto, merecem nota as letras da compositora brasileira Karol Conka. As letras de Karol consistem num grito pela visibilidade do feminismo e desconstrução de tabus afetos à sexualidade.
A arte no Brasil, ainda que tenha se levantado contra opressões diversas, foi majoritariamente dominada por homens, deixando as questões mais afetas à visão da mulher sobre os contextos sociais e políticos em segundo plano. Karol apresenta-se como uma precursora nesse sentido. Os versos em primeira pessoa destacam um eu poético feminino de expressão própria, direcionado à defesa de uma identidade coletiva, de conflitos comuns da condição negra e feminina, que não haviam sido abordados na música popular até então.
A liberdade de expressão nas músicas de Karol é tamanha que rompe completamente com qualquer tabu ou censura linguística. Karol não se reprime quanto à linguagem, pois a mensagem que transmite é exatamente a da não repressão: “eu sempre enxerguei a sexualidade de uma maneira leve, eu só queria levar aquela informação. Eu sentia necessidade na sociedade de os homens entenderem mais sobre o prazer da mulher. Então por que não fazer uma música didática, bonita? Não é uma baixaria, eu cuidei para que os homens não se sentissem ofendidos, mas teve gente que se ofendeu (…) Eu vim para quebrar um tabu, para falar coisas que precisam ser ditas.”
As convenções sociais limitam o uso da linguagem, num padrão tomado como socialmente aceitável. Esse padrão acaba por colocar algumas temáticas e linguagens numa posição de marginalidade, numa forma de censura social. Manifestações artísticas como a de Karol quebram esse paradigma, ampliando o alcance do direito à liberdade de expressão. Conheça mais nos links abaixo.
TAGS:
#karolconka #feminismo #musica
FONTES:
https://globoplay.globo.com/v/7296234/ Acessados em 31/10/2019
https://www.youtube.com/watch?v=t_veXiDyQvU
https://www.youtube.com/watch?v=kL_-BnEENyc&feature=youtu.be